quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PENSAMENTO POSITIVO
Em época de fim de ano, quando invariavelmente nos envolvemos com metas e desejos para o ano seguinte, acabamos exercitando bastante o pensamento positivo, que, nada mais é que a arte de se mentalizar coisas boas e visualizar nossas conquistas, sonhos e mudanças sendo postos em prática.

Mas agora já estamos no meio de janeiro, e, embora ainda sintamos no ar aquele frescor de ano novo, daqui a pouco, com a vida entrando novamente nos eixos, é provável que nos deixemos tragar novamente pela correria do dia a dia, pelos problemas, o estresse, a insatisfação. Mas será que sempre tem que ser assim?

Não, não precisa ser assim. Podemos e devemos nos esforçar a cada dia para efetivamente viver momentos melhores e gratificantes, em todas as áreas da vida.

Nossos pensamentos refletem nossa atitude mental, que, por sua vez, é definida por nossas crenças e padrões de comportamento adquiridos ao longo dos anos. A vida é feita de escolhas. Portanto, se mudamos nossas idéias, podemos mudar nossas escolhas e, conseqüentemente, o rumo de nossas vidas. Então, se pararmos pra pensar que nossa realidade é criada a partir daquilo que pensamos, começa a ficar mais clara a importância de se cultivar pensamentos bons e saudáveis sobre nós mesmos e os acontecimentos ao redor.

É importante ressaltar que não se trata de mágica, nem uma fórmula de sucesso garantida pelos livros de auto-ajuda, muito menos de um conceito simplista do tipo “se você pensar em algo, automaticamente vai acontecer”. Ainda mais importante que o pensar, é o sentir. E sentir é algo muito mais profundo e complexo, que não se resolve com uma simples repetição mecânica de palavras.

O pensamento positivo é um exercício, que, quanto mais praticamos, mais dominamos, até o momento em que ele é realmente interiorizado e torna-se parte de nós. Como já foi falado aqui, cada um de nós percebe a realidade através de uma lente, cujo filtro é determinado por aquilo que pensamos e sentimos. O que esse exercício proporciona nada mais é que um ajuste no nosso olhar, a possibilidade de escolhermos de que forma desejamos encarar determinadas situações. As coisas são como são, mas a forma como olhamos para elas faz toda a diferença!

O exercício de mentalização de coisas boas implica em participarmos ativamente na construção e manutenção de nossa autoestima e bem estar emocional. Quanto mais nos acreditamos merecedores de algo, mais criamos interna e externamente as condições para que as coisas aconteçam. E merecimento é a grande palavra-chave aqui, porque é a partir desta consciência que realmente nos tornamos prontos para as transformações necessárias e abrimos espaço para que os nossos potenciais sejam despertados e as oportunidades apareçam. Pensamentos negativos são restritivos, enquanto os positivos libertam e abrem diante de nós uma vastidão de possibilidades.

Desta forma, cada vez mais vamos desenvolvendo a gentileza, a compaixão, a gratidão e tudo começa a fluir melhor, porque passamos a direcionar nosso foco para a solução e não mais para o problema. A alegria protege, inspira, aumenta a saúde e prolonga a vida. Comece a cultivá-la hoje mesmo e prepare-se para efetivamente começar o ano cheio de vibrações positivas!

Nenhum comentário: