quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

CHEGA DE TPM!
Uma vez por mês o corpo feminino se prepara para gerar uma criança e, quando a fecundação não ocorre, a taxa de hormônios despenca, muitas vezes transformando o período que antecede a menstruação num martírio para a mulher, que sofre com inchaços, dores de cabeça, cólicas e diversas alterações emocionais. É a famosa Tensão Pré Menstrual, mais conhecida como TPM.

Quer descobrir como você está irradiando sua luz e sua beleza? Faça GRÁTIS o Mapa da Beleza

Hormônios à parte, vários outros fatores contribuem para o agravamento dos sintomas, por isso a importância de uma alimentação balanceada, da prática de exercícios físicos e, principalmente, de uma boa relação com os ciclos do próprio corpo e com as flutuações emocionais, assim como uma boa dose de autoconhecimento.

Para os povos antigos o período menstrual era considerado sagrado, o momento em que a mulher estava na plenitude da feminilidade, com a intuição no máximo, magicamente poderosa e plenamente integrada à natureza e ao ciclo lunar. Era, portanto, um momento de recolhimento, quando as mulheres eram liberadas das tarefas do dia a dia e passavam estes dias repousando, sintonizando-se com as mudanças ocorridas e com as sensações que vinham à tona, liberando-se das energias antigas que seu corpo vinha carregando e preparando-se para a religação com a fertilidade da Mãe Terra, da qual seriam portadoras no próximo mês.

O que parece haver hoje é um certo desajuste entre as exigências da vida moderna e a necessidade de recolhimento e interiorização que o momento requer, por isso tantos sintomas desagradáveis.

Seja como for, a verdade é que ninguém precisa ficar sofrendo. Hoje em dia existem muitas técnicas naturais e não invasivas que podem amenizar bastante os desconfortos causados pelo ciclo menstrual. A Terapia Floral é uma delas, agindo principalmente no campo emocional, de forma a trazer mais alívio para o corpo e a mente.

Diversos sistemas florais já possuem fórmulas especialmente desenvolvidas para tratar os distúrbios ocorridos no período pré-menstrual. Conheça algumas:
Woman Essence – Florais da Austrália
Auxilia a mulher a sentir-se bem em relação ao seu corpo e a redescobrir sua beleza e autoestima, harmonizando, assim, os diversos desequilíbrios relacionados à menstruação e à menopausa.
Composta com as seguintes essências: Billy Goat Plum, Bottlebrush, Bush Fuchsia, Crowea, Five Corners, Mulla Mulla, Old Man Banksia, Peach Flowered Tea Tree, She Oak.

Meia Idade – Florais de Saint Germain
Indicado para menopausa, andropausa e TPM, age controlando as variações emocionais, através da harmonização energética dos chakras.
Composição: Gerânio, Pepo, Bom Dia, Gloxínia, Leucantha, Melissa, Cidreira, Ipê Roxo, Goiaba, Embaúba, Allium, São Miguel, Purpurem, Triunfo, Unitatum, Boa Deusa, Piper.
Feminalis – Florais de Minas
Para menopausa e TPM. Alivia os sintomas físicos, como calores, dores de cabeça, cólicas e também as alterações emocionais: irritação, mau humor, depressão, angústia, ansiedade e hipersensibilidade.
Composição: Rosa Canina, Cassia, Lavandula, Aristoloquia, Millefolium, Ficus, Lilium, Matricaria e Madressilva.

Todas as fórmulas citadas acima poderão dar ótimos resultados, mas se você desejar seguir realmente com um tratamento a longo prazo, o ideal é procurar um terapeuta floral, que poderá avaliar melhor seu caso individualmente e incluir essências específicas para as causas do seu problema. E, quanto mais você tomar consciência das próprias emoções e for aprendendo a lidar com seus próprios ciclos, novas possibilidades de transformação surgirão, melhorando não só a sua qualidade de vida, mas também seu relacionamento com todos os que estão à sua volta.

Nenhum comentário: