quinta-feira, 29 de abril de 2010

Quem foi Artaxerxes?

Ahasuerus, Assuero ou Aasvero (Hebraico אֲחַשְׁוֵרוֹשׁ, Hebraico padrão Aḥašveroš, Hebraico tiberiano ʾĂḫašwērôš, cuja transliteração é, geralmente, Achashverosh ou Ahashverôsh) é um nome usado diversas vezes no Antigo Testamento e está relacionado com algumas lendas e relatos apócrifos. O nome é, geralmente, considerado equivalente a Xerxes, derivando também o nome original Persa Khshayarsha.

Identificado tradicionalmente como Xerxes I ou Artaxerxes, como no Midrash de Ester Rabá, I, 3. Contudo, tal interpretação coloca diversos problemas do ponto de vista histórico.

Tal nome é usado, então, nas seguintes circunstâncias:

Nome do rei da Pérsia no Livro de Ester. É geralmente identificado com Xerxes I da Pérsia, ainda que outras hipóteses alternativas tenham sido propostas pelos investigadores. A versão Grega do Livro de Ester refere-se-lhe como Artaxerxes. Josefo relata que era este o nome por que era conhecido pelos Gregos.
O nome de um rei da Pérsia no Livro de Esdras. A tradição judaica identifica-o com o mesmo Ahasuerus do Livro de Ester. No século XIX começou-se a propor a possibilidade de ser Cambises II, já que os acontecimentos descritos têm lugar antes do reinado do Édito de Dario I, ordenando a reconstrução do Templo de Jerusalém.
O nome de um aliado de de Nebucadrezar no Livro de Tobias. É identificado com Ciaxares I da Média da Média. Segundo um ponto de vista tradicionalmente católico, será o mesmo Assuero do Livro de Daniel.
O nome do pai de Dario, o Medo no Livro de Daniel, que seria, segundo Josefo, Astíages. A descrição deste como sendo tio e sogro de Ciro, por parte de comentadores medievais judeus confere o relato de Xenofonte, segundo o qual Ciaxares II seria o filho de Astíages. Alternativamente, é identificado, juntamente com o Aasvero do Livro de Tobias como Ciaxares I, que seria o pai de Astíages. Os pontos de vista diferem na forma como se poderão reconciliar os relatos, neste caso. Uma das interpretações assenta na acepção da palavra "pai" no sentido mais amplo de avô ou ancestral. Outro ponto de vista apresenta a descrição de forma literal, vendo Astíages como um governante intermediário, erradamente incluido na linha da família nas fontes Gregas.
O nome identifica, ainda, a figura lendária do Judeu errante.

Fonte(s):

Nenhum comentário: