domingo, 4 de abril de 2010

Papa faz Vigília de Páscoa sem mencionar escândalos

Sáb, 03 Abr, 07h51

O Papa Bento XVI fez hoje a tradicional Vigília Pascal em meio ao escândalo sobre o abuso de menores por parte de padres da Igreja Católica. Durante missa, realizada na Basílica de São Pedro, na noite que antecede o Domingo de Páscoa, em que os cristãos celebram a ressurreição de Cristo, o pontífice não fez referências diretas ao escândalo que envolve a Igreja.

O pontífice preferiu focar sua homilia na vida, morte e imortalidade, questionando qual seria o efeito se a medicina moderna pudesse acabar com a morte. "Qual seria a coisa boa?", questiona. "A humanidade se tornaria extremamente velha, não haveria mais espaço para juventude. A capacidade por inovação se extinguiria e uma vida sem fim não seria o paraíso, mas uma condenação", afirmou. Mais do que prolongar a morte, disse Bento XVI, o batismo oferece o "remédio da imortalidade". Durante a miss, o papa batizou seis pessoas, como já é tradição, mesmo nas missas realizadas na véspera da Páscoa.

Em artigo publicado hoje, no jornal L'Osservatore Romano, o Vaticano denunciou a "vil campanha de difamação" que o papa vem sofrendo e destacou as inúmeras mensagens de solidariedade que chegaram de bispos de todo o mundo. O Vaticano acusa a mídia de reforçar o escândalo ao reportar casos de padres que abusaram sexualmente de crianças e de bispos que tanto se recusaram a reportar os casos à polícia como se negaram a puni-los através de processos no próprio Vaticano.

O Papa Bento, que celebra amanhã a missa de Páscoa e lê o seu discurso "Urbi et Orbi", ainda não fez nenhuma referência ao escândalo desde que divulgou uma carta expressando preocupações sobre os casos de abuso na Irlanda, em 20 de março.

Nenhum comentário: