quinta-feira, 8 de julho de 2010

NUNCA TINHA PENSADO NISSO

Outro dia, entrei num supermercado para comprar orégano
e adquiri uma embalagem (saquinho) do produto, contendo 3 g,
ao preço de R$ 1,99. Normalmente esse tipo de produto é vendido
nos supermercados em embalagens que variam de 3 g a 10 g.
Cheguei em casa e resolvi fazer os cálculos e constatei que
estava pagando R$ 663,33 pelo kg do produto. Será que uma
especiaria vale tudo isso ? Agora, com mais este exemplo abaixo
de produtos vendidos em pequenas porções, fico com a sensação
que as indústrias se utilizam "espertamente" desse procedimento
para desorientar o consumidor, que perde totalmente a percepção
real do valor que está pagando pelos produtos. Acho que todos os
fabricantes e comerciantes, deveriam ser obrigados por lei (mais uma?)
a estamparem em locais visíveis, os valores em kg, em metro, em litro
e etc. de todas e quaisquer mercadorias com embalagens inferiores
aos seus padrões de referências. Entendo que todo consumidor tem
o sagrado direito de ter a percepção correta e transparente do valor
cobrado pelos fabricantes e comerciantes em seus produtos.
VEJAM O ABSURDO:
Você sabe o que custa quase R$ 13.575,00 o litro ?
Resposta: TINTA DE IMPRESSORA! VOCÊ JÁ TINHA FEITO
O CÁLCULO?
Veja o que estão fazendo conosco. Já nos acostumamos aos roubos
e furtos, e ninguém reclama mais. Há não muito tempo atrás,
as impressoras eram caras e barulhentas. Com as impressoras a jatos
de tinta, as impressoras matriciais domésticas foram descartadas, pois
todos foram seduzidos pela qualidade, velocidade e facilidade das
novas impressoras. Aí, veio a "Grande Sacada" dos fabricantes:
oferecer impressoras cada vez mais e mais baratas, e cartuchos cada
vez mais e mais caros. Nos casos dos modelos mais baratos, o
conjunto de cartuchos pode custar mais do que a própria impressora.
Olhe só o cúmulo: pode acontecer de compensar mais trocar a
impressora do que fazer a reposição de cartuchos.
VEJA ESTE EXEMPLO:

Uma HP DJ3845 é vendida, nas principais lojas, por
aproximadamente R$170,00.. A reposição dos dois cartuchos
(10 ml o preto e 8 ml o colorido), fica em torno de R$ 130,00.
Daí, você vende a sua impressora semi-nova, sem os cartuchos,
por uns R$ 90,00 (para vender rápido). Junta mais R$ 80,00, e
compra uma nova impressora e com cartuchos originais de fábrica.
Os fabricantes fingem que nem é com eles; dizem que é caro por
ser "tecnologia de ponta". Para piorar, de uns tempos para cá
passaram a DIMINUIR a quantidade de tinta (mantendo o preço).
Um cartucho HP, com míseros 10 ml de tinta, custa R$ 55,99.
Isso dá R$ 5,59 por mililitro. Só para comparação, a Espumante
Veuve Clicquot City Travelle custa, por mililitro, R$ 1,29.
Só acrescentando: as impressoras HP 1410, HP J3680 e HP3920,
que usam os cartuchos HP 21 e 22, estão vindo somente com 5 ml de tinta!
A Lexmark vende um cartucho para a linha de impressoras X, o
cartucho 26, com 5,5 ml de tinta colorida, por R$75,00.
Fazendo as contas: R$ 75,00 / 5.5ml = R$ 13,63 o ml. >
R$ 13,63 x 1000ml = R$ 13.636,00
Veja só: R$ 13.636,00 , por um litro de tinta colorida.
Com este valor, podemos comprar, aproximadamente:

- 300 gr de OURO;
- 3 TVs de Plasma de 42';
- 1 UNO Mille 2003;
- 45 impressoras que utilizam este cartucho;
- 4 notebooks;
- 8 Micros Intel com 256 MB. Ou seja, um assalto !

Está indignado? Então, repasse este e-mail adiante,
pois os fabricantes alegam que o povo não reclama de nada.

Nenhum comentário: